O livro que você quer ler. Mesmo.

O processo de escolha e criação dos filtros (tags) foi a base de todo o projeto do Oráculo dos Livros. O seu desenvolvimento seguiu referências tanto formais quanto informais utilizadas em sites, livrarias, etc.

É importante salientar que um trabalho de classificação de algo tão abrangente quanto literatura é complexo e requer muitas premissas, generalizações e simplificações. O objetivo da classificação foi criar um painel de filtros que possam ser aplicado a qualquer livro de ficção.

A submissão dos livros analisados aos filtros (tags) é uma ação subjetiva e pessoal, dessa forma podem haver discordâncias, as quais a direção do site está aberta para receber. Contudo, para se consolidar e criar um projeto como esse, é preciso partir de premissas sólidas, mesmo que elas não sejam as mais óbvias, comuns ou mesmo ideais.

A seguir, estão listadas explicações cada um dos filtros (tags) utilizados no processo de classificação. Estas definições são reflexos da subjetividade mencionada e não necessariamente são formais ou oficiais, mas sim uma premissa adotada.

  1. Gêneros (s)

A definição de um gênero para um livro nem sempre é uma tarefa simples, pois envolve muitos fatores subjetivos. Dificilmente uma obra  enquadra-se em apenas um. Pelo contrário, a grande maioria dos livros é uma combinação de dois ou mais. Dessa forma, a premissa de escolha dos gêneros base teve como meta levantar os mais básicos e usuais. Abaixo seguem as explicações e definições utilizadas na classificação.

Ação – este é exemplo de gênero que dificilmente está isolado, ou seja, ele normalmente apresenta-se como uma combinação de outros. Todo enredo, a princípio, apresenta ação para que a história se desenrole. Contudo, a ação referida nesse gênero está ligada a elementos frenéticos como batalhas, lutas, movimentos, violência, etc.

Alta Fantasia (Espada e Magia) – trata-se de um subgênero da Fantasia. Alta Fantasia é uma classificação comum que abrange histórias que se passam em uma Idade Média fantástica, que pode ou não ocorrer em nossa realidade. Os livros desse gênero apresentam normalmente uma estrutura semelhante que apresenta elementos na trama como: cavaleiros, magia, dragões, batalhas, etc.

Biográfico/História Real – nesse primeiro momento, o foco do Oráculo dos Livros está em literatura ficcional. Contudo, no acervo já existem alguns livros que tem caráter de história real ou mesmo biografia. Os livros presentes nessa categoria, em sua maioria, tem esse elemento real inserido dentro de uma história ficcional. Dessa forma são livros baseados em fatos ou mesmo histórias reais.

Chick Lit (Questões Femininas) – este é um subgênero dos romances românticos e essa denominação tem ganhado muito destaque nos últimos anos. Os livros dentro desse gênero focam em problemas e inquietações de personagens femininas. Não são histórias necessariamente focadas apenas para mulheres, mas com questionamentos femininos contemporâneos com força motriz da trama.

Clássicos – este gênero é bastante abrangente e reúne uma série de livros ditos clássicos pela sua importância, crítica ou mesmo alcance que teve em sua época. Este filtro concentra obras de vários outros gêneros.

Coletâneas de Contos – este gênero reúne livros de contos de um autor ou vários. Normalmente esta organização é feita com contos com uma temática semelhante que tenta caracterizar a obra como algo único. Contudo, são livros mais amplos e, por sua vez, tiveram uma classificação menos específica que as novelas e romances.

Comédia – da mesma forma que ação este é um gênero que está quase sempre associado a outros. As combinações mais usuais são, por exemplo, com os romances românticos formando um gênero bastante conhecido e apreciado: as comédias românticas. Porém, existem combinações mais inusitadas como juntamente com o seu oposto: o drama.

Dissertação Ficcional – este gênero foi criado dentro do processo de classificação do ORÁCULO DOS LIVROS como necessidade de enquadramento de algumas obras. A dissertação ficcional refere-se a uma discussão de um tema criado como ficção. Existem algumas obras que se mostraram tão verossímeis que suas mitologias acabaram gerando discussões e análises.

Distopia – trata-se de um subgênero da Ficção Científica. A definição de distopia em sua essência é o oposto de utopia, ou seja, seria uma “realidade ruim”. Os personagens são submetidos a um cenário de opressão e, muitas vezes, dentro de um mundo pós-apocalíptico. Embora já existam muitas obras clássicas publicadas, este gênero ganhou muita força nos últimos anos e garantiu um nicho com inúmeras publicações contemporâneas.

Drama – é um dos gêneros mais abrangentes e comuns em histórias. Os livros que apresentam essa classificação possuem na trama elementos que colocam os personagens em situações de sofrimentos. Justamente por ser um gênero muito abrangente, ele está normalmente combinado a outros, que aumentam sua especificidade.

Fantasia – é um gênero que abrange muitas histórias com elementos bem distintos. Existe certa confusão de definição entre os gêneros Fantasia e Sobrenatural, uma vez ambos são criados com elementos irreais. Dentro da classificação utilizada no Oráculo dos Livros, Fantasia está ligada a um mundo diferente do nosso, com suas leis e elementos próprios (universo fantástico). Este pode até mesmo ser paralelo ao nosso e os personagens transitarem entre os mesmos, contudo é preciso que exista essa passagem para o livro ser classificado como Fantasia.

Ficção Científica – é um gênero bastante comum e cultuado, embora nem sempre sua classificação esteja muito clara e definida. A lógica da classificação como Ficção Científica  é tratar-se de uma situação possível sob a ótica da ciência, mesmo que futura. Dessa forma, a Ficção Científica seria o ramo da criação ficcional fantástica que carrega certa lógica física, matemática, biológica, etc. Dentro da classificação no Oráculo dos Livros, a Ficção Científica mostra-se como não coincidente com a Fantasia. Dessa forma normalmente as história são de Fantasia ou uma Ficção Científica, embora muitos autores se aventuraram na criação de suas histórias baseadas nessa união.

Policial – é um gênero que apresentam muitos livros com temas diversos, mas com essências muitos semelhantes. Embora presente no nome, esse gênero não exige necessariamente a presença de um policial, mas sim de uma investigação (busca/jornada) e um mistério, que normalmente está associado a um crime.

Romance Adulto (Erótico) – este gênero refere-se a livros que possuem um conteúdo mais sexual ou erótico. São entendidos como romance adultos (eróticos) os livros em que a proposta principal está associado ao sexo e erotismo dos personagens. São obras que normalmente possuem um elevado conteúdo de cenas de sexo explícito.

Romance Contemporâneo – trata-se de um gênero bastante amplo, mas utilizado em algumas classificações atuais. Normalmente está associado a questões e assuntos ligados a situações muito atuais como internet, programas de TV ou conflitos da vida contemporânea em geral. É um gênero que também está normalmente associado a outros.

Romance Histórico – é outro gênero que tem um caráter bastante amplo. São livros que trazem em sua trama os elementos de uma determinada época. Normalmente são obras que resgatam os costumes daquele ano, século ou década através do desenrolar da trama, que, muitas vezes, só tem sentido dentro daquele tempo.

Romance Medieval – trata-se de um subgênero do Romance Histórico. Os livros deste gênero possuem os costumes típicos da Idade Média europeia. Estes, por sua vez, podem ser do gênero de Fantasia ou não.

Romance Romântico – da mesma forma que o Drama trata-se de uma porção muito ampla de livros de ficção. Quase todas as histórias já escritas envolvem um caso amoroso. Para fins de especificidade, o critério utilizado para sua classificação como Romance Romântico no ORÁCULO DOS LIVROS é quando se entende que o relacionamento amoroso entre os personagens é a um elemento bastante presente e relevante para o desenrolar da trama. Este gênero também ganha mais especificidade quando associado a outros.

Sobrenatural – da mesma forma que a Fantasia e a Ficção Científica, este gênero mostra-se muitas vezes complicado de se definir. Como definição dentro do ORÁCULO DOS LIVROS, este gênero define-se como a presença de um ser ou elemento sobrenatural dentro de nosso mundo ou realidade. Diferente da Fantasia, o sobrenatural não possui um mundo separado fisicamente do nosso e as tramas normalmente estão ligadas nos conflitos desses elementos com nossa realidade.

Spin Off (Derivados de outros livros)é um tipo de livro em que sua história é uma extensão de outra. Normalmente são dados focos a personagens secundários da trama principal ou mesmo a dissertação ficcional de algum tema ligado ao livro base.

Steampunk/Cyberpunk – é um gênero derivado da Ficção Científica e os livros desse grupo apresentam normalmente realidades alternativas. Estas estão fortemente ligadas a mudanças tecnológicas impactantes que podem ser levadas a cenários passados ou futuros.

Suspense – trata-se de outro gênero que está comumente associado a outros. São livros que possuam o elemento de angústia, tensão e ansiedade movidos por elementos específicos da trama. Normalmente está associado com o gênero Terror ou Policial.

Terror – é um gênero muito comum e cultuado. Trata-se de livros com a trama focada na proposta de proporcionar medo ao leitor. Normalmente está associado a elementos sobrenaturais, contudo, pode estar presente em histórias de Fantasia também.