O livro que você quer ler. Mesmo.

Se a sua televisão não for smart ou mesmo se o sistema operacional dela é lento ou mais antigo, esses aparelhos chamados de
media center são uma ótima opção para evitar a compra de um novo aparelho. Os media center nada mais são do que dispositivos que criam uma interface dinâmica e rápida para navegação em aplicativos de tv como Netflix, YouTube, Amazon Prime Video, etc. Estes aparelhos possuem ainda mobilidade, todos são pequenos e podem ser utilizados em diferentes locais com facilidade.

No mercado são oferecidas diversas marcas com preços diferentes como Google Chromecast, Fire Stick da Amazon, Raku e Mi Tv Stick. O modelo do google é o mais oneroso com preços em torno de R$ 500, os demais oscilam entre R$ 250-350.

Todos esses modelos são conectados através de uma porta hdmi, então, é preciso ter cuidado, pois modelos de tv muito antigas não possuem essa porta e nem sempre o uso de adaptadores fará o dispositivo funcionar.

Esses dispositivos podem ser utilizados em monitores também, mas para alguns a saída de som pode ser preciso uma conexão com as caixas auxiliares. Alguns modelos já vem com a opção via bluetooth, como é o caso da Fire Stick da Amazon.

É muito importante perceber que adquirir esses media center não incluem as assinaturas dos serviços pagos. Ou seja, você precisa assinar da mesma forma aplicativos como Netflix, Amazon Prime Video, Disney +, etc. Contudo, existem aplicativos que operam em forma gratuita como YouTube, Spotify ou PlutoTv.

O mais completo deles é o Google Chromecast 4, que tem maior compatibilidade de aplicativos e funcionalidades, mas é o mais caro entre os modelos. Essa versão mais recente tem um controle bem moderno e funcional, além de comando de voz. Contudo, o google tem versões mais antigas com preços mais baixos que não possuem interface na televisão ou controle. Os modelos mais antigos são, na verdade, como projetores de aplicativos diretamente do celular.

O Amazon Fire Stick é uma boa opção também, contudo, não apresenta compatibilidade com aplicativos da GloboPlay e HBO. Com exceção dessas limitações, as demais funcionalidades são muito parecidas com o
Google Chromecast incluindo comando de voz e um controle bem simplificado e com bluetooh, o que dá maior flexibilidade para os comandos, não sendo preciso posicionar o controle em direção nenhuma. Outra vantagem do Fire Stick é a presença de comando de voz para a abertura dos aplicativos através do controle. Essa função é excelente, especialmente para quem não gosta de digitar em teclados virtuais.

Interface Fire TV

Os outros dois modelos Roku e Mi Tv Stick tem marcas menos conhecidas ainda no Brasil, mas são bons produtos. Ambos tem maior compatibilidade de aplicativos que o Fire Stick, sendo permitido o uso de Globoplay e HBO. Contudo o controle é um pouco mais simples e estes não produtos são mais limitado para conexão externa de áudio. Contudo, esses dois podem ser encontrados com preços mais baixos, sendo ótimas opções para televisores mais antigos.