O livro que você quer ler. Mesmo.

SOBRE A PLANTA

O tostão ou dinheiro em pencas (Callisia repens) é uma folhagem pendente originária do México. Possui o caule roxo e as folhas arredondadas. O tostão também pode ser cultivado de forma rasteira preenchendo o solo e até sobre rochas.

É uma folhagem bem resistente e os ramos podem ser facilmente removidos para fazer novas mudas. Em geral, o tostão se adapta bem em locais com sombra ou com sol. Ele, no entanto, não se adapta bem em locais de sol constante.

É interessante observar que postura da folhagem se altera dependendo do ambiente. Em locais claros, ela tente a se abrir mais, enquanto que fica mais retraída em locais com menor luminosidade.

CULTIVO E MANEJO

É preciso ter cuidado, pois ela é uma espécie que se alastra rápido e fácil. Caso esteja próxima a outras plantas, é comum que ela penda para elas e acabe se espalhando nos demais vasos.

Seus caules tem sempre pequenas raízes que em contato com terra tendem a se prender facilmente. Ela tende a não gostar de sol direito, mas gosta de regas diárias.

MINHA EXPERIÊNCIA COM CULTIVO EM APARTAMENTO (MEIA SOMBRA)

A criação da tostão tem ocorrido em uma sacada de meia sombra, ou seja, ela tem a presença do sol apenas na parte da manhã. Na parte da parte o sol não incide diretamente, mas o ambiente claro é mantido.

Os vasos são pendentes e de médio porte e os ramos foram transplantados de uma outra planta mais velha. A tostão é facilmente transplantada e o processo nem ao menos deixou os ramos novos murchos.

PRIMEIRO MÊS

Dentro de um mês a planta já se encontra bastante pendente e volumosa com folhas bem verdes. As regas foram sempre mantidas diariamente duas vezes: a primeira pela manhã e a segunda na tarde. Essa rotina de regas de manteve com o verão mais intenso, nos meses de janeiro e fevereiro.

No segundo exemplo, vaso com revestimento de madeira, o crescimento foi menor. Esse vaso tem porte menor e está colocado em uma parede lateral. As folhas estão menores, mas também apresentaram desenvolvimento bom.