O livro que você quer ler. Mesmo.

SOBRE A PLANTA

O girassol mexicano (Tithonia rotundifolia) mais se parece com uma margarida laranja e, por isso, também recebe o nome de margarida mexicana ou “margaridão”.

CULTIVO E MANEJO

Ela é uma planta de médio porte, podendo atingir até 1,8m. Como o girassol, ela gosta de incidência do sol e rega constante em um solo bem drenado. Sendo uma planta de sol, não costuma de adaptar em ao frio e geadas.

MINHA EXPERIÊNCIA COM CULTIVO EM APARTAMENTO (MEIA SOMBRA) DESDE AS SEMENTES

A experiência com o girassol mexicano começou com o uso de sementes compradas. Sim foram aquelas sementes de baixo custo adquiridas em super mercados. Os custos dessas sementes são em geral bem baixos (R$ 2-5) dependendo da região. A quantidade de sementes é relativamente pequena, contudo, mostraram-se eficazes em três semanas.

O cultivo aconteceu em uma sacada de apartamento com incidência de sol no período da manhã. No meio dia a incidência direta do sol não ocorre mais. Porém, as plantas ficam expostas à luz o dia todo. Entendo que não é a situação ideal da espécie que gosta bastante de sol.

O cultivo das sementes ocorreu em um vaso de pequeno porte de plástico contendo terra adubada adquirida em lojas especializadas.

Dentro de duas semanas com regas diárias os brotos começaram a aparecer e no final de três semanas já encontram-se como mudas bem mais desenvolvidas.

O plantio correto deveria ter sido com as sementes mais espaçadas, pois, como mostra na imagem, as mudas acabaram emaranhadas e disputando espaço no vaso. As regas constantes estão mantidas e nos próximos posts continuarei mostrando a evolução da planta.