O livro que você quer ler. Mesmo.

Com uma direção, trilha sonora e, claro, história assustadoramente incrível, o Caso Leandro é uma das grandes obras de “true crime” nacionais.

O documentário é baseado no podcast Projeto Humanos de Ivan Mizanzuk, que fez uma pesquisa profunda sobre esse caso, que ocorreu no Paraná em 1992.

Como ponto de partida, o Caso Evandro foi o desaparecimento do menino Evandro em 1992. Dias após o menino sumir, um corpo foi encontrado sem os órgãos e o caso foi tratado como um ritual de magia negra.

Contudo, essa descrição é apenas a ponta do iceberg de camadas muito mais assustadoras e complexas, deixando o desaparecimento do menino quase que “em segundo plano”.

A narrativa dos episódios traz mudanças no ponto de vista a cada um dos sete episódios, deixando-nos no mínimo chocados. O trabalho técnico de trilha sonora e reconstituições são incríveis não devendo nada a programas americanos equivalentes.

Contudo, o que mais chama a atenção é, sem dúvida, da bizarrice do Caso Evandro e, especialmente, da percepção supostamente errada e precipitada que temos. O documentário põe em questão até mesmo a eficácia da justiça e como a vilanização pode ser tóxica e se perder no meio de tragédias. Muitas vezes explicações como satanismo parece muito atraente, mas, na maioria das vezes, é uma saída simplista, que esconde forças muito mais poderosas e assustadoras.

O documentário é uma obra de arte, que cria uma narrativa incrível nesse caso, que nenhum roteirista jamais poderia sequer imaginar. O sucesso do documentário possivelmente trará outros casos e talvez uma onde de “true crime”.